Fato ou fake? A atriz brasileira que sobreviveu ao naufrágio do Titanic

Eva Charbo: a atriz brasileira que relatou ser sobrevivente do Titanic (Foto: Reprodução)
Eva Charbo: a atriz brasileira que relatou ser sobrevivente do Titanic (Foto: Reprodução)

Em 1979 o programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, entrevistou uma suposta sobrevivente do naufrágio do Titanic: a atriz Eva Charbo. Durante a conversa, a artista fala sobre o que viveu a bordo do transatlântico e como foi salva, em um vídeo que repercute até hoje na internet e tira até mesmo risadas dos internautas.

O motivo dos risos? A senhora, na época noticiada como tendo 81 anos, relata fatos estranhos e até mesmo absurdos, fazendo com que hoje em dia muitos duvidem da sua história ou a tomem como mentira. Em suas declarações, Eva diz ter dado o seu colete salva-vidas à mãe, que não sabia nadar, e ter se jogado na água. Em dado momento, foram encontradas por um barco de pescadores de bacalhau, por quem foram salvas.

Em uma pesquisa feita por Diego Nunes, do site Memórias Cinematográficas, é confirmado que a história da sobrevivente brasileira do Titanic é falsa! Primeiramente, como todos já sabem, os sobreviventes do Titanic aguardaram pelo resgate, que foi feito pelo navio Carpathia – nada de pescadores de bacalhau, coisa que não existia naquela região.

Outro ponto importante de ressaltar é que, em buscas feitas na internet e em periódicos, foi descoberto que o nascimento de Eva Charbo realmente foi no dia 15 de abril, conforme ela conta ao dizer que ‘nunca se esqueceria’ do 14 de abril de 1912 (data do naufrágio). Entretanto, a atriz veio ao mundo em 15 de abril de 1920, apenas 8 anos após a tragédia.

Na lista de passageiros do Titanic também não consta nenhuma Eva Charbot, Carbot ou Carbon, nem mesmo outa pessoa com este sobrenome. Aliás, não existiam brasileiros a bordo do navio! Existiu, sim, uma atriz sobrevivente ao naufrágio, mas essa se trata de Dorothy Gibson, que estrelou no mesmo um ano um filme sobre o acidente.

A grafia do nome de Eva Charbo ainda é encontrada na internet e em notícias de periódicos como Eva Carbot e Eva Carbon. Com estes nomes, é possível ter acesso a trajetória de vida da atriz e bailarina, que já na época da entrevista ao Fantástico vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1985.

Confira a entrevista de Eva para o Fantástico:

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *