Um dos filmes mais esperados dos últimos tempos, ‘Barbie‘, da diretora Greta Gerwig, finalmente entrou em cartaz e já pode ser visto nos cinemas. O longa-metragem traz a história da famosa boneca Barbie, que ao lado de Ken, deixa a ‘Barbie Land’, para encarar o mundo real. Os protagonistas ficam por conta de Margot Robbie e Ryan Gosling.
Com um enredo que atrai pela nostalgia da infância e pela figura icônica de Barbie, mesmo antes do lançamento o filme já vinha causando um surto nos espectadores. O mundo todo ficou rosa! E para assistir Barbie não foi diferente. O público veste trajes no tom rosa, os cinemas oferecem combos personalizados e a obra de Greta Gerwig não decepciona ao que diz respeito da ‘bomba de criatividade visual’ apresentada.
A história toda acontece após a boneca sofrer uma crise existencial na Barbielândia, onde vive com diversas outras Barbie’s e Ken’s. Sentindo-se sem propósito, a personagem vai ao ‘mundo real’, em busca de uma conexão com sua humana. Ken, interpretado por Ryan Gosling, decide acompanhar a amada nessa aventura.
Aqueles que cresceram brincando com a boneca, podem notar facilmente as referências no que diz respeito a caracterização e ao cenário. O universo da Barbie, desde seus figurinos, casa, carro e todos os itens que acompanhavam a boneca, são representados de forma fiel.
Margot Robbie e Ryan Gosling não decepcionam em cena. Enquanto a atriz traz humanidade a sua ‘Barbie esteotipada’, o ator, que recebeu muitas críticas por conta da idade, rouba a cena e surpreende até mesmo aqueles que tinham opiniões negativas.
Além do hype e do marketing que ‘Barbie’ recebeu, a comédia se sustenta bem no roteiro que costura críticas sociais com humor, sem deixar de ser filosófico.
O que os críticos dizem de ‘Barbie’?
Recém lançado, o mais novo filme de Greta Gerwig já conta com 89% de aprovação no RottenTomatoes e com 94% de aprovação pelo público. Os críticos de diversos veículos também tem boas opiniões sobre o filme da boneca icônica.
“Barbie é um dos filmes mainstream mais inventivos, imaculadamente elaborados e surpreendentes da memória recente. Dessa forma, uma prova do que pode ser alcançado até mesmo nas entranhas mais profundas do capitalismo” (Clarisse Loughrey, The Independent).
“A marca Mattel se destaca aqui, mas Gerwig, cujo comando de direção é tão fluente que parece ter nascido para o cinema, está anunciando que está no controle” (Manohla Dargis, New York Times).
“Tudo sobre Barbie é elaborado com apelo de massa e percepção pessoal, muito parecido com a boneca, resultando em um filme que sabe como agradar” (Tatiana Hullender, ScreenRant).
“Gerwig fez o tipo de filme familiar que ela certamente gostaria que estivesse disponível para ela quando ela era uma menina, escondendo uma mensagem (várias delas, na verdade) dentro da figura oca da ampulheta da Barbie. Essa é uma conquista admirável” (Peter Debruge, Variety).
“Barbie, o respingo de verão da diretora e co-roteirista Greta Gerwig, é uma conquista deslumbrante. Tanto tecnicamente quanto no tom. É um banquete visual que funciona tanto como uma fuga alegre quanto como um grito de guerra” (Christy Lemire, RogerEbert.com).
“É o cuidado de Gerwig e a atenção aos detalhes que dão à Barbie um ponto de vista real, elevando-a além de qualquer outro ganho de dinheiro cínico e orientado por IP” (Devan Coggan, Entertainment Weekly).
“Robbie toma um arquétipo há muito descartado como uma caricatura cabeça-de-vento e, momento a momento profundamente sentido, a provoca e a concretiza” (Justin Chang, Los Angeles Times).
“Barbie é um blockbuster cuidadosamente elaborado com muito em mente, o tipo de recurso que certamente se beneficiará com visualizações repetidas (há tanto para ver, tantas piadas para ouvir) e ainda é puramente divertido mesmo em um único relógio” (Katie Erbland, IndieWire).