Kendrick Lamar tinha um dos álbuns mais esperados na cena do rap. Finalmente, cinco anos após o lançamento de DAMN, disco vencedor do Pulitzer, o rapper entrega o álbum duplo “Mr. Morale & The Big Steppers”. Desse modo, o projeto consiste em 18 faixas, dividido em dois lados: o primeiro, Mr. Morale, e o segundo, The Big Steppers. Esse é o último trabalho de Kendrick pelo selo TDE e conta com muitas participações. Marcam presença nomes como Kodak Black, Sampha, Gosthface Killa, Baby Keem, Summer Walker, entre outros.
Primeiramente, no domingo (8), o artista liberou a faixa ‘The Heart Part. 5’, preparando os fãs para o que estava por vir. O vídeo consiste apenas em um pano de fundo bordô, onde o rapper se sobrepõe com uma camiseta branca. Enquanto isso, ele se transforma em perspectivas de Kanye West, Will Smith, OJ Simpson, Jussie Smollett e Nipsey Hussle.
Em seguida, Kendrick revelou a arte de capa do disco, na quarta-feira (11), onde surge utilizando uma coroa de arame farpado e carrega uma arma no bolso de trás. Além disso, ele segura a filha de dois anos (que nunca teve o nome divulgado na mídia). No fundo é possível ver sua esposa, Whitney Alford, cuidando de outro bebê (provavelmente outro filho), sentada na cama.
OKLAMA
Kendrick Lamar vem usando uma nova frase, ou alter ego, ‘oklama’. Além da palavra ter figurado em seu site, foi usada em muitas declarações sobre o novo projeto. Dessa forma, surgiram teorias sobre o significado. Em suma, a teoria que se originou no podcast Dissect, do Spotify, na terça-feira, sugere que este nome vem de um língua do povo indígena Choctaw: Chahta Anumpa.
Carl Cuchna, apresentador do programa, explicou: “Okla, que você pode reconhecer de Oklahoma, significa ‘pessoas’ em Choctaw. A definição Choctaw para ‘ma’ é um marcador usado ao se dirigir a alguém, como ‘meu senhor’. Então oklama se traduz em ‘meu povo’. Nas traduções Choctaw da Bíblia, a frase oklama é frequentemente usada quando um poeta ou profeta está se dirigindo ao povo de Deus em nome de Deus”.
Ele ainda prosseguiu: “oklama que significa ‘meu povo’ parece se encaixar exatamente na mensagem de ‘The Heart Part. 5’, que começa com uma citação de oklama, ‘eu sou. Todos nós.’ Kendrick diz especificamente ‘meu povo’ antes de começar a fazer seu rap”.
Ouça o álbim: