Morre o cineasta David Lynch aos 78 anos

Morre o cineasta David Lynch aos 78 anos

David Lynch, renomado diretor de cinema e televisão, faleceu nesta quinta-feira (16), aos 78 anos. A notícia foi confirmada por sua família em uma publicação no Facebook: “Gostaríamos de pedir privacidade neste momento. Há um vazio imenso agora que ele não está mais entre nós.”

Reconhecido como um dos mais influentes cineastas de Hollywood, Lynch ficou conhecido por suas obras inquietantes, que mesclavam elementos de suspense e horror. Quatro vezes indicado ao Oscar, ele dirigiu clássicos como “Veludo Azul” e “Mulholland Drive”, além de criar a revolucionária série “Twin Peaks”. Em 2019, foi homenageado pela Academia com um prêmio especial por sua contribuição ao cinema.

Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, o diretor havia revelado em 2024 ter sido diagnosticado com enfisema pulmonar, após anos de tabagismo.

Trajetória de David Lynch

Nascido em Missoula, Montana, Lynch teve uma infância marcada por mudanças constantes, o que moldou sua visão artística. Após estudar artes na Filadélfia, iniciou sua carreira com curtas e ganhou notoriedade com “Eraserhead” (1977).

Com “The Elephant Man” (1980), recebeu aclamação e indicações ao Oscar, seguido por obras icônicas como “Blue Velvet” (1986) e “Mulholland Drive” (2001), consolidando-se como mestre do surrealismo. Na TV, inovou com “Twin Peaks” (1990), um marco cultural.

Além do cinema, Lynch foi pintor, músico e escritor, publicando o livro de memórias “Room to Dream” (2018). Reconhecido por seu estilo único, foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes e um Oscar honorário em 2019.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *