Atriz de ‘Matilda’ expõe traumas e sexualização infantil causados pela fama

Mara Wilson em Matilda (Foto: Reprodução)
Mara Wilson em Matilda (Foto: Reprodução)

Não é uma novidade para o público que a grande parte dos atores mirins saem dos sets de filmagem e do mundo do estrelato com muitos danos… E boa parte deles sequer volta a atuar na fase adulta! Mara Wilson, que ficou famosa por interpretar filmes como ‘Uma Babá Quase Perfeita’, ‘Milagre na Rua 34’ e o clássico ‘Matilda‘, não escapou dessa ‘sina’.

A jovem atriz sumiu das telinhas após integrar o elenco de ‘Thomas e a Ferrovia Mágica’ (2000), chegando a recusar ofertas para participar de filmes como Donnie Darko, e se aposentando da atuação aos 13 anos de idade. O motivo? Mara Wilson acabou enfrentando alguns problemas de saúde, que podem ter tido origens na ‘fama’, ao ser diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Em entrevista ao ‘The Guardian’, a intérprete de Matilda já apontou problemas relacionados ao seu sucesso infantil e superexposição, como a sexualização que sofreu na época. “Não acho que você possa ser uma estrela infantil sem que haja algum tipo de dano duradouro. As pessoas não percebem o quanto conversar constantemente com a imprensa enquanto criança pesa sobre você”, refletiu.

A atriz que explodiu aos sete anos de idade revela que já nessa época era questionada se sabia como acontecia um ‘beijo na boca’ ou qual ator considerava mais ‘sexy’. Mas as coisas ainda viriam a ficar piores para Mara Vilson. “Pessoas me enviavam cartas inapropriadas e postavam coisas sobre mim na internet. Cometi o erro de pesquisar meu nome no Google quando tinha 12 anos de idade e vi coisas que não consigo esquecer”, conta. A pesquisa em si apresentou o seu rosto photoshopado em corpos de mulheres nuas, em um site pornográfico.

Durante o bate-papo, a famosa ainda comentou sobre a pré-concepção que as pessoas tem de que Hollywood é um cenário corrupto e que acaba com a pureza dos atores. Entretanto, apesar de vivenciar algumas cenas estranhas, Mara teve uma experiência diferente. “Sempre me senti seguro nos sets de filmagem. Definitivamente, contudo, algumas coisas duvidosas aconteciam às vezes – adultos que contavam piadas mais pesadas ou assediavam pessoas sexualmente na minha frente. Havia pessoas fazendo coisas como me perguntar se estava tudo bem se eu fizesse horas extras, em vez de perguntar aos meus pais. Ainda assim, nunca me senti insegura. Acho que é porque trabalhei com muitos diretores maravilhosos, que estavam acostumado”.

Aliás, a atriz pulou do barco antes que as coisas pudessem ficar mais problemáticas. Aos 12 anos, assim que um diretor a pediu que usasse um sutiã esportivo para esconder os seios em desenvolvimento, Mara notou que sua imagem estava prestes a mudar. “Isso me afetou por muito tempo porque eu tive essa ideia de Hollywood de que se você não é mais fofo ou bonito, você não vale nada. Associei isso diretamente ao fim da minha carreira. Embora eu estivesse meio esgotada com isso, e Hollywood estivesse esgotada comigo, ainda assim, não é bom sofrer rejeição. Por muito tempo, tive esse tipo de dismorfia sobre minha aparência e fiquei muito obcecada com isso”.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *