Para comemorar o ‘Dia do Cinema Brasileiro’, a plataforma de streaming da Netflix resolveu presentear os fãs das telonas com uma coleção especial repleta de títulos nacionais – desde clássicos até projetos recentes. Nesta quarta-feira (19), a lista intitulada “Simplesmente Cinema Brasileiro” já está disponível. Conforma divulga o serviço de streaming: “a seleção é dedicada a celebrar a rica e diversificada cinematografia do Brasil”.
Confira a lista dos filmes e suas sinopses e comece a maratonar:
Rio, 40 graus (1955, dir. Nelson Pereira dos Santos)
Um dia na vida de cinco garotos de uma comunidade que, em um domingo tipicamente carioca e de sol escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.
Vidas Secas (1963, dir. Nelson Pereira dos Santos)
A história de uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive. Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.
São Paulo S/A (1965, dir. Luís Sérgio Person)
Um inspetor de qualidade de uma grande montadora paulista progride até se tornar sócio de uma fábrica de autopeças. Mas, apesar de ter uma vida profissional e afetiva estável, não suporta o ritmo da grande engrenagem.
A Dama do Lotação (1978, dir. Neville d’Almeida)
Solange e Carlos se conhecem desde a infância e se casam. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Solange fica traumatizada e, apesar de desejar Carlos, não quer mais nada com ele. Para se satisfazer, ela começa a fazer sexo com homens que não conhece, que encontra andando de lotação.
Terra Estrangeira (1995, dir. Daniela Thomas, Walter Salles)
Sem perspectiva de vida no Brasil, Paco decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Lá, ele conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos se envolvem em um esquema de contrabando e suas vidas viram um pesadelo.
A Ostra e o Vento (1997, dir. Walter Lima Jr.)
A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel em uma ilha. O único contato da menina com o mundo exterior é com uma embarcação de quatro marinheiros. Na adolescência, Marcela passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma mais intensa.
Central do Brasil (1998, dir. Walter Salles)
Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus.
Santo Forte (1999, dir. Eduardo Coutinho)
Conheça as formas de apropriação das religiões praticadas no Brasil. Acompanhe uma investigação do cotidiano popular por meio das experiências de moradores da favela Vila Parque da Cidade, no estado do Rio de Janeiro.
Jogo de Cena (2007, dir. Eduardo Coutinho)
Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Vinte e três delas foram selecionadas e filmadas em junho de 2006. Em setembro do mesmo ano, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as mesmas histórias.
Mutum (2007, dir. Sandra Kogut)
Na companhia do irmão, Thiago precisa enfrentar as lições de vida, violência e maturidade. Sua infância é lentamente deixada para trás, vivendo na mata escura e assustadora, mas também repleta de cumplicidade e brincadeiras.
Filhos de João: O Admirável Mundo Novo Baiano (2009, dir. Henrique Dantas)
A trajetória dos Novos Baianos, grupo encabeçado por Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Nos anos 1970, a banda ganhou um padrinho famoso e influente: João Gilberto.
Mamonas Para Sempre (2009, dir. Cláudio Kahns)
A história de Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sérgio, que começaram na banda Utopia e atingiram o estrelato com o grupo Mamonas Assassinas. Uma história de sucesso que chegou ao fim devido a um trágico acidente aéreo em 1996.
Uma Noite em 67 (2010, dir. Renato Terra, Ricardo Calil)
Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.
As Canções (2011, dir. Eduardo Coutinho)
Diante das câmeras, 18 personagens expõem suas experiências por meio de lembranças ligadas a verdadeiros clássicos da música brasileira.
A Luz do Tom (2013, dir. Nelson Pereira dos Santos)
A trajetória do maestro Tom Jobim é contada por vozes femininas. O registro conta com relatos de três mulheres importantes na vida do compositor: a irmã Helena Jobim e as esposas Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.
Últimas Conversas (2015, dir. Eduardo Coutinho)
Último filme dirigido por Eduardo Coutinho. Nele, o cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no RJ, perguntando sobre suas vidas, sentimentos e expectativas para o futuro.
Aquarius, (2016, dir. Kleber Mendonça Filho)
Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.
No Intenso Agora (2017, dir. João Moreira Salles)
Por meio de imagens de arquivo, o documentário mostra uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio à dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao.
Santo Forte (2019, dir. Allan Deberton)
Conheça as formas de apropriação das religiões praticadas no Brasil. Acompanhe uma investigação do cotidiano popular por meio das experiências de moradores da favela Vila Parque da Cidade, no estado do Rio de Janeiro.
Pacarrete (2020, dir. Allan Deberton)
Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Mas as mulheres nasceram para casar e ter filhos em sua conservadora cidade. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal.
Apaixonada (2023, dir. Natalia Warth)
Após ser surpreendida pelo marido com um pedido de divórcio, a confeiteira Beatriz aprende a aceitar os altos e baixos da vida e sente o gostinho da liberdade.
Sem Coração (2023, dir. Nara Normande, Tião)
Nas suas últimas semanas de férias em uma vila de pescadores antes de partir para a cidade grande, Tamara conhece uma garota que traz uma estranha cicatriz no peito.
Diálogos com Ruth de Souza (2021, dir. Juliana Vicente)
A diretora Juliana Vicente conversa com a atriz Ruth de Souza, cuja carreira teve enorme impacto na cultura negra no Brasil e na arte em geral.