A tragédia do naufrágio do navio Titanic se tornou um objeto de ainda mais curiosidade após o lançamento do filme de James Cameron, Titanic (1997), que narra a história de amor entre dois jovens de classes distintas durante a viagem no transatlântico que afundou. Apesar do romance em si ser ficção, vale ressaltar que o acidente aconteceu de verdade, no ano de 1912, resultando na morte da maior parte dos viajantes.
Dessa forma, muitos se interessam pelo estado como o navio ficou no fundo do mar – é inclusive assim que o filme de James Cameron inicia: um pesquisador buscando uma joia nos destroços do Titanic. Do mesmo modo, Cameron decidiu lançar em 2003 o documentário ‘Fantasmas do Abismo’, que conta com uma hora e meia de duração.
No projeto, James Cameron e Bill Paxton – o intérprete do explorador do filme, Brock Lovett – se unem e mergulham até o local onde estão as ruínas do navio. Ambos ainda são acompanhados por uma equipe de historiadores e cientistas. O grande objetivo era explorar de maneira virtual a atual condição do Titanic, tanto o lado externo como o interno, de forma que nunca foi visto.
O público consegue ter acesso a partes do naufrágio que nunca haviam sido exploradas. Para completar, ainda é abordado o questionamento do porquê a tragédia do Titanic continua causando tanta fascinação nas pessoas.
O documentário voltou a ganhar evidência desde o último domingo (18), após um submarino que levava turistas milionários para conhecerem os destroços do Titanic desaparecer no Oceano Atlântico, apenas 1 hora e 45 minutos após mergulhar. A operação de busca ainda acontece e foi confirmada pela Guarda Costeira de Boston (EUA).
Contando ainda com algumas horas de oxigênio, a busca pelo submarino é uma corrida contra o tempo para encontrar os turistas ainda com vida. De acordo com um jornalista que viajou no submarino, David Pongue, a estrutura do veículo parecia amadora e o mesmo já havia apresentado falhas de comunicação no ano passado. O submarino pertence a empresa OceanGate.
‘Fantasmas do Abismo’ está disponível na plataforma de streaming da Netflix.