Relembre as entrevistas icônicas de Glória Maria no mundo pop

Glória Maria (Foto: Reprodução)
Glória Maria (Foto: Reprodução)

Glória Maria faleceu nesta quinta-feira (02), em decorrência de um câncer, pegando o público de surpresa. Mas, além do luto e da lacuna de saudade, a jornalista deixa também um legado repleto de momentos históricos e de conquistas importantes na televisão brasileira. Glória Maria ficou conhecida por cobrir eventos políticos, históricos e culturais importantes, por desbravar o mundo em suas viagens, apresentando diferentes realidades ao público, e, também, por suas entrevistas marcantes com artistas do mundo pop.

Entre estes, estão os maiores nomes do cenário musical, como Madonna, Michael Jackson, Freddie Mercury, Mick Jagger, Roberto Carlos e mais. Com seu jeito único, que mesclava o bom humor com pautas importantes, Glória Maria conseguiu entrevistas até mesmo com astros que evitaram os repórteres, prendendo a atenção dos mesmo e provando ter um talento especial para a profissão.

Diversos trechos de suas entrevistas repercutem até hoje nas redes sociais, alguns dos mais conhecidos são a entrevista com o Rei do Pop, Michael Jackson, em que a jornalista ganha até mesmo um beijo no rosto do cantor, ou os momentos em que Freddie Mercury se diverte e Mick Jagger parece vidrado na jornalista.

Reunimos alguns desses momentos para recordar sempre com carinho o legado deixado por Glória Maria no mundo do jornalismo e para o fãs de cultura pop:

Gal Costa (1980)

Nos anos 80, Glória Maria entrevistou uma das artistas que o Brasil também perdeu recentemente: Gal Costa. Apesar de não existir a entrevista completa na internet, é possível ter acesso ao trecho em que a repórter aborda uma das maneiras de extravasar da cantora: dirigir.

Em imagens em preto e branco, a conversa é bastante descontraída.

Freddie Mercury (1985)

Uma das entrevistas mais icônicas realizadas por Glória Maria foi com o líder do Queen, Freddie Mercury. Na sacada do hotel Copacabana Palace, com uma linda vista para o mar, a jornalista ficou de frente para um dos maiores astros do rock da geração. Durante a rápida conversa, enquanto Freddie intercalava suas respostas com uma tragada no cigarro, Glória Maria usou do seu inglês para conquistar o cantor com seu carisma.

No final, após gravar um take apenas repetindo as perguntas, dessa vez em português, Glória divertiu Freddie Mercury, que achou o momento muito engraçado. O artista chegou a apertar a bochecha da repórter e abraçá-la.

Mick Jagger (1985)

O líder dos Rolling Stones, Mick Jagger, também foi uma das vítimas do carisma inigualável de Glória Maria. Durante uma vinda ao Brasil, para gravar um videoclipe, enquanto trabalhava em seu primeiro álbum solo, intitulado “She’s the Boss”, o cantor topou uma entrevista com a repórter, mesmo já tendo falado com a imprensa antes. Essas entrevistas exclusivas ficaram marcadas como o grande trunfo de Glória Maria.

Em uma entrevista muito rápida, Glória Maria aproveitou o curto espaço de tempo para pedir um autógrafo ao astro, que, vidrado na jornalista, assinou o disco, sempre com um sorriso no rosto. No final, a repórter ainda foi surpreendida por um beijo no rosto do astro britânico.

No futuro, Glória se tornaria bastante próxima de Mick Jagger, tendo sido a responsável por apresentar o cantor a modelo brasileira Luciana Gimenez, com quem o astro teve um filho, Lucas Jagger.

Rita Lee (1985)

No Rock In Rio desse ano, Glória Maria atuou com muita presença nos bastidores, onde encontrou Rita Lee. A artista acabava de deixar o palco, em êxtase, quando Glória foi entrevistar e acabou recebendo uma pergunta.

Ao ser questionada sobre o show, Rita Lee quis saber o que a repórter havia achado. Assim que Glória Maria disse que a cantora estava linda em cena, Rita Lee respondeu: “Então para mim tá tudo bem”, e levou a opinião da comunicadora como a síntese do que o público havia achado.

Harrison Ford (década de 90)

Durante a pandemia, em 2020, a própria Glória Maria foi quem recordou uma de suas entrevistas, segundo ela, há mais de vinte anos, com o galã Harrison Ford.

Na entrevista, ela questiona: “Qual a coisa mais importante do mundo pra você?”. O ator responde: “Acho que a coisa que realmente importa é não passar a vida inteira atrás de coisas e no final não ter nada para mostrar além de coisas”. Glória, com bom humor, brincou na publicação: “E numa época em que eu ainda podia enxugar o rosto suado dele no calor da Bahia com a minha toalhinha de mão”.

Michael Jackson (1996)

Em 1996, Michael Jackson esteve no Brasil com o cineasta Spike Lee, para filmar o videoclipe de “They Don’t Care About Us”. Juntos eles subiram no Morro de Santa Marta, e foi de lá que Glória Maria conversou o Rei do Pop. Porém, antes da entrevista em frente às câmeras, a jornalista revela que ambos conversaram nos bastidores.

“A gente conversou antes, ele me disse: ‘Não dou entrevista, mas quero conversar com você'”, contou ela em 2015, em entrevista a GloboNews. “Aí conversamos, foi quando descobri que ele tinha vitiligo, e eu me senti muito mal por ter como todo mundo achado que ele queria embranquecer”, disse. Era muito mais fácil clarear os 20% que faltavam do que os 80% de pele negra que ainda restava. Ele quis saber, quem eu era, por que as pessoas gostavam de mim, por que me gritavam. Expliquei que era praticamente uma das únicas negras que trabalhavam na TV brasileira e fui a primeira repórter do Brasil. Ficou encantado. Vou permitir que você me faça uma única pergunta. Terminaram as gravações e ele mandou me chamar”, recorda ela.

Na ocasião, Glória pediu que Michael Jackson dissesse algo para o povo brasileiro, ao que ele respondeu “I love you, Brazil”.

Elton John (2001)

Glória Maria também entrevistou um dos mais famosos e extravagantes astros do pop: Elton John. Na ocasião, a repórter foi ao sua casa, que era nada menos do que um castelo no Reino Unido. O cantor recebeu Glória na sala de estar e apareceu vestindo confortáveis roupas de ginástica.

Ao ser questionado pela apresentadora se costumava se vestir dessa forma no dia a dia, ele brincou, dizendo que costumava andar pela casa coberto de plumas. O artista ainda revelou procurar fora dos palcos a mesma felicidade que tem neles, e revelou só conseguir ver a vida diferente após ter largado as drogas.

A conversa descontraída prova que ambos se deram muito bem! O famoso ainda revelou o segredo para o sucesso: amar o palco! No fim da entrevista, eles ainda se abraçaram e trocaram beijinhos.

Madonna (2005)

Em 2005, Glória Maria encarou o que foi uma das suas entrevistas mais temidas: a Rainha do Pop, Madonna. O motivo de tanto medo? Outros colegas de Glória Maria já haviam entrevistado a estrela, como Marília Gabriel, Xuxa e Zeca Camargo… E a fama da cantora não era das melhores. Conhecida por ser muito esperta em frente as câmeras, não se descuidando com os repórteres, ela teria sido antipática em outras entrevistas e até mesmo debochado do inglês de Marília Gabriela.

No entanto, mais uma vez, o carisma de Glória Maria a rendeu uma experiência bastante diferente. “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos”, alertou a jornalista. Mas, para sua surpresa, Madonna estendeu o tempo da entrevista para o quanto fosse necessário.

“Eu nervosíssima, achei que ia me enrolar numa palavra. Ela deixou passar batido, entendeu tudo. Aquela mulher temperamental, grosseira que diziam, foi uma das pessoas mais delicadas, gentis que eu encontrei pelo caminho”, relembrou Glória Maria. “Ela foi de uma simpatia, de uma gentileza”.

Roberto Carlos (2005)

Glória Maria entrevistou Roberto Carlos muitas vezes durante sua carreira. Mas a entrevista feita em 2005 foi marcante. Na época, a jornalista abordou a decisão do Rei se de tratar de um transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Além de falar sobre fama, amor e fé, Glória questionou o peso de ser considerado ‘rei’.

“Em primeiro lugar, não me sinto assim [como rei]. É uma coisa que as pessoas me deram, um tratamento com muito amor e carinho, mas não me sinto”, relatou Roberto Carlos.. A repórter ainda insistiu, questionando se ele saberia viver sem essa pecha. “O povo me mima realmente, e isso é muito bom. Logicamente, é uma coisa que a gente se acostuma”, brincou ele.

Provando que realmente conquistava um lugar dentro dos artistas, Glória Maria foi convidada a subir no palco pelo artista, em 2019: “Foi um momento lindo de verdade e, para mim, foi mais lindo porque fui convidada a apresentar. E teve a surpresa dele me pegar e a gente começar a dançar. Roberto estava em estado de graça, estava tudo maravilhoso. Um momento de confraternização e espiritualidade fortíssima”, contou.

Mariah Carey (2006)

Em 2006, Glória Maria viajou para Nova York para entrevistar Mariah Carey no seu auge: após ser indicada a 8 Grammys pelo álbum “The Emancipation of Mimi”, enquanto dava a volta por cima na carreira. No entanto, além de falar sobre a fama, a carreira, o divórcio e mais, Glória questionou um tópico importante: a birracialidade de Mariah Carey.

“No Brasil é tudo diferente, a grande maioria das pessoas é miscigenada. Mas aqui nos Estados Unidos pedem que eu explique sempre o que sou”, começou a explicar. “Foi muito difícil a minha infância, quando estava com meu pai negro eu via o racismo nos olhos das pessoas. Quando estava com a minha mãe, uma irlandesa bem branquinha, o tratamento era muito diferente”, desabafou a artista.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *